O novo traçado do Humaitá

Por Adriano de Carvalho. Foto: Bruno Alencastro (BD ZH, 01/12/2013)

Nova vida para a Arena

Os problemas de mobilidade no entorno da Arena do Grêmio estão com os dias contados. Ao menos é o que garante a Secretaria de Obras e Viação da Capital (SMOV), que aprovou nesta semana o projeto de duplicação da Avenida Ernesto Neugebauer, importante via de escoamento de trânsito em dias de jogos no estádio.

Trata-se de uma das principais obras para a revitalização da estrutura viária do Humaitá. Sua execução ocorrerá graças à verba de R$ 19 milhões liberada pelo programa PAC2 do governo federal.

Como a duplicação está orçada em R$ 13 milhões, a diferença também será investida no bairro: na requalificação da Rua José Pedro Boéssio, onde é alto o movimento de torcedores que circulam a pé, vindos do trensurb, em dias de jogos. Além da construção do passeio e de uma ciclovia, está prevista a reestruturação da rede de drenagem da via, que alaga seguidamente e gera transtornos no local.

— Nossa meta é iniciar a licitação da Neugebauer em setembro para ter a obra contratada até dezembro. O projeto da Boéssio ainda está em fase de orçamento. Nossa ideia é entregá-las até o final de 2017 — afirma Mauro Zacher, secretário da SMOV.

Secretário Mauro Zacher aprovou projeto de duplicação das vias no entorno da Arena. Foto: Thalles Campos, Divulgação

Leia também:
Folha salarial, finanças e compra da Arena: os seis meses de Romildo Bolzan à frente do Grêmio

Estas serão as únicas intervenções viárias no Humaitá executadas pela prefeitura. O restante ficará a cargo da OAS, como estipulado pelo novo termo de compromisso assinado junto ao Ministério Público em dezembro, que modificou as contrapartidas da construtora ao município pela construção da Arena.

A principal delas é o prolongamento e a duplicação da Avenida A.J. Renner, outra importante via do bairro, que tem início previsto para outubro e conclusão em agosto de 2019.

— Estas obras são fundamentais para o desenvolvimento da Arena. São demandas antigas do Humaitá — comenta o presidente da Arena, Eduardo Peña.

Arte: Fernando Gonda

Além da duplicação da Ernesto Neugebauer, outra obra importante é o prolongamento e a duplicação da Avenida A.J. Renner, que tem início previsto para outubro e conclusão em agosto de 2019.

— Estas obras são fundamentais para o desenvolvimento da Arena. São demandas antigas do Humaitá — comenta o presidente da Arena, Eduardo Peña.

Leia também:

Presidente da Arena do Grêmio fala sobre naming rights, UFC e shows


Outra intervenção que promete aliviar o trânsito no entorno da Arena é a construção de uma alça de acesso da Freeway ao Humaitá. Assim, quem deseja chegar ao estádio poderá ingressar diretamente na Avenida Ernesto Neugebauer e evitará desvios pela BR-116.



A execução fica a cargo da Concepa, que aguarda a remoção de cerca de 60 famílias que moram na área que será ocupada pela alça para iniciar as obras.


Em abril, obras no empreendimento imobiliário ao lado da Arena já estavam avançadas. Foto: Omar Freitas

Além do acesso à Arena, a revitalização do Humaitá facilita a vida dos moradores. Com a entrega das torres residenciais do empreendimento Liberdade, ao final do ano, o bairro vai absorver ao menos 9 mil pessoas. O que resultará em novas oportunidades comerciais para o estádio.

— Este público também pode se valer da Arena para o seu dia a dia — projeta Peña.

O novo traçado do Humaitá
  1. Nova vida para a Arena
  2. Como ficará o entorno do Humaitá