Textos: Leandro Behs
Edição digital: André Baibich

A partir da próxima quinta, o Brasil estará de volta às Eliminatórias Sul-Americanas (confira a tabela completa aqui) na busca por uma vaga à Copa do Mundo da Rússia, em 2018. E não surge como favorito.

Chile e Argentina assumem esse papel na largada da seletiva. Para os sul-americanos, a Fifa reservou quatro vagas diretas. O quinto colocado disputará a repescagem contra um representante da Oceania. As Eliminatórias serão disputadas pelas 10 seleções do continente até outubro de 2017.   

Outra vez sob o comando de Dunga, a Seleção Brasileira segue em mutação às vésperas das Eliminatórias. Testes ainda são feitos e um novo time é montado, a fim de enterrar a Seleção dos 7 a 1 para a Alemanha.

Neymar segue como a alma da equipe. Sem ele, o Brasil é bem menor - como se viu na eliminação para o Paraguai, na recente Copa América, disputada no Chile. Do elenco que jogou a Copa do Mundo de 2014, apenas oito jogadores foram convocados para a estreia no torneio qualificatório, contra o Chile, em Santiago. Neymar não foi convocado porque tem dois jogos a cumprir (contra Chile e Venezuela), devido à suspensão por expulsão durante a Copa América.

O novo Brasil de Dunga entra nas Eliminatórias ainda como uma incógnita sobre a sua força e sobre o seu futuro. A Seleção Brasileira é a única a ter participado de todos os 20 Mundiais.

O fator Neymar

Principal jogador da Seleção Brasileira, Neymar voltará ao time na terceira rodada das Eliminatórias, diante da Argentina, em Buenos Aires. Durante o torneio, Neymar poderá passar Romário na lista dos maiores goleadores do Brasil. Confira:

1º) Pelé 95 gols

2º) Zico 66 gols

3º) Ronaldo 62 gols

4º) Romário 55 gols

5º) Neymar 46 gols

Como foi nas Eliminatórias para 2014? Por ser o país sede, não disputou o torneio. O Brasil é o único país a ter jogado todas as 20 Copas do Mundo.

Como foi na Copa América 2015? 5° lugar

Colocação no ranking da Fifa: 7°

Time-base

O time guiado por James Rodríguez e o goleiro David Ospina surge como uma das favoritas às quatro vagas diretas ao Mundial da Rússia. Ainda que a seleção tenha ido mal na Copa América, o técnico argentino José Pékerman tem um elenco forte nas mãos.

Para os primeiros jogos das Eliminatórias, contra Peru e Uruguai, o treinador deixou fora da lista inicial de convocados nomes de peso como Falcao García, Cuadrado, Quintero e Zuñiga, o verdugo de Neymar na Copa do Brasil.

A Colômbia participou de cinco Copas do Mundo.

James Rodríguez


Artilheiro da Copa do Mundo de 2014, com seis gols, o camisa 10 do Real Madrid é a grande esperança da Colômbia levar a equipe uma vez mais ao Mundial. Caberá a ele liderar uma nova geração de jogadores talentosos e, sobretudo, com maior rodagem internacional.  

Como foi nas Eliminatórias para 2014? 2° lugar

Como foi na Copa América 2015? 6° lugar

Colocação no ranking da Fifa: 5°

Time-base

Favorita ao primeiro lugar nas Eliminatórias, a Argentina tenta se desvencilhar do incômodo fato de não conquistar títulos há 22 anos.

Vice da Copa do Mundo, a seleção dos virtuoses Messi, Di María e Tevez teve uma segunda e grande frustração: o segundo lugar na Copa América. A terceira decepção foi a lesão de Messi. Jogando pelo Barcelona, o camisa 10 sofreu rompimento dos ligamentos colaterais do joelho esquerdo e ficará oito semanas parado.

Assim, o principal jogador da Argentina deverá estrear nas Eliminatórias somente em 2016 - ficando fora da partida contra o Brasil, em novembro, em Buenos Aires. A Argentina participou de 16 Mundiais.

Di María

Enquanto Tata Martino vai renovando a seleção argentina, chamando jovens jogadores que se destacaram pelo River Plate e pelo San Lorenzo, além de “La Joya” Paulo Dybala, o destaque de 21 anos da Juventus, Di María surge como o grande diferencial técnico de um time que precisará sobreviver pelo resto do ano sem Messi. Na janela de agosto, o PSG pagou R$ 245 milhões ao Manchester United por ele.  

Como foi nas Eliminatórias para 2014? 1° lugar

Como foi na Copa América 2015? 2° lugar

Colocação no ranking da Fifa: 1°

Time-base

Campeão da Copa América, derrotando a Argentina, o Chile pretende se manter dominante no continente. A base da seleção foi mantida e apenas Charles Aránguiz está fora neste primeiro momento, por lesão.

Estarão no torneio para a estreia contra o Brasil Claudio Bravo, Gary Medel, Arturo Vidal, Eduardo Vargas e Alexis Sánchez. Até Valdívia foi chamado de novo.

Jorge Sampaoli, cuja contratação foi tentada pelo Inter após a demissão de Diego Aguirre, sonha estrear com vitória no Estádio Nacional. O Chile participou de nove Mundiais.

Sampaoli

O treinador argentino da seleção chilena é a grande estrela da equipe. Depois de revolucionar o jogo da Universidade de Chile, Jorge Sampaoli passou a comandar a seleção. Que também viveu a sua revolução e as conquistas começaram a chegar. O Chile passou a jogar com uma marcação feroz, pressionando a saída de bola do adversário e com rápidas investidas para o ataque. Sampaoli costuma variar de esquema, mantendo sempre um ótimo toque de bola. O problema da equipe segue sendo a baixa estatura de seus defensores, o que facilita a bola aérea inimiga.

Como foi nas Eliminatórias para 2014? 3° lugar

Como foi na Copa América 2015? Campeão

Colocação no ranking da Fifa: 9°

Time-base

A Celeste costuma ser uma surpresa. Se na Copa do Mundo de 2010 o Uruguai ficou na quarta colocação e, na Copa de 2014, bateu equipes de peso como Inglaterra e Itália, na Eliminatórias para a Copa do Brasil precisou recorrer à repescagem para disputar o torneio.

Teve a sorte de pegar a inexpressiva Jordânia no mata-mata e, assim, conquistar o ingresso para a Copa. Agora, com Cavani e Suárez liderando o time uma vez mais, o Uruguai surge como candidato a uma das quatro vagas diretas à Rússia. O Uruguai esteve em 12 Mundiais.

Suárez

Quando o Barcelona perdeu Messi, foi a Luisito Suárez que o técnico Luis Enrique recorreu para comandar o time. O mais polêmico jogador da Copa de 2014 parece estar ainda em melhor que no ano passado e pronto para formar um par perfeito e mortal ao lado de Edinson Cavani.   

Como foi nas Eliminatórias para 2014? Ficou na quinta colocação e precisou disputar a repescagem contra a Jordânia, representante da Ásia. O Uruguai goleou por 5 a 0, em Amã, e confirmou a vaga à Copa do Mundo no Brasil com um 0 a 0, em Montevidéu.

Como foi na Copa América 2015? 7°

Colocação no ranking da Fifa: 20°

Time-base

A seleção equatoriana segue com os seus altos e baixos. Na Copa do Mundo do Brasil, caiu na primeira fase, em uma chave que tinha França, Suíça e Honduras.

Na Copa América, outra participação pálida. Ficou entre os últimos, à frente apenas de México e de Jamaica. O técnico Gustavo Quinteros tentará melhorar a marcação da equipe, a fim de obter sucesso nas Eliminatórias.

Em casa, porém, partirá para o ataque, se aproveitando dos 2,8 mil metros de altitude da cidade de Quito. O Equador participou de apenas três Mundiais.

Enner Valencia

Destaque do Equador na Copa do Mundo de 2014, marcando três gols (empatado com Benzema, Robben, Shaqiri e Schürrle), o atacante do West Ham segue em alta e a grande esperança da equipe nas Eliminatórias. Além dele, o meia Antonio Valencia, recuperado de lesão, deverá dar o tom do setor na seleção.

Como foi nas Eliminatórias para 2014? Ficou na quarta colocação, obtendo a última vaga direta à Copa.

Como foi na Copa América 2015? 10°

Colocação no ranking da Fifa: 31°

Time-base

Sob o comando do argentino Ramón Díaz, o Paraguai tenta emergir da sua pior campanha em Eliminatórias: a última colocação. Com uma equipe fraca, a seleção paraguaia não conseguiu vaga para o Mundial do Brasil.

Em contraste ao fracasso da seleção, os times paraguaios estiveram em evidência nas recentes Libertadores. Na edição de 2014, o Nacional foi vice-campeão. No torneio de 2015, o Guaraní foi o quarto colocado. Agora, com novos jogadores, a seleção paraguaia tentará ficar entre as cinco primeiras colocadas no continente.

O Paraguai já participou de oito Copas do Mundo.

Federico Santander

Principal jogador do Guaraní na Libertadores, o atacante Santander retorna à seleção com maior experiência e podendo formar um bom trio ofensivo com Óscar Romero (irmão do corintiano Ángel Romero) e com Lucas Barrios. Após a boa participação na Libertadores, Santander se transferiu para o Copenhague (DIN).

Como foi nas Eliminatórias para 2014? Ficou na nona e última colocação.

Como foi na Copa América 2015? 4°

Colocação no ranking da Fifa: 61°

Time-base

A “vino tinto” é aquele time que passou a vida tentando chegar à Série A e nunca conseguiu.

Única seleção da América do Sul a jamais ter disputado um Mundial, a equipe venezuelana tentará a vaga pela 13ª vez. Busca a classificação desde as Eliminatórias para a Copa da Inglaterra, em 1966.

É bem verdade que, hoje, trata-se de um time bem melhor que aquele acostumado a sofrer goleadas. Da recente convocação feita pelo treinador venezuelano Noel Sanvicente, 14 jogadores dos 24 chamados jogam na Europa.  

Rondón

O grande destaque da equipe é o centroavante José Salomón Rondón. Aos 26 anos, o jogador de 1m89cm de altura já está na Europa há oito temporadas e, recentemente, trocou os russos do Zenit pelos ingleses do West Bromwich. A Venezuela será a primeira adversária da Seleção em solo brasileiros nasEliminatórias.

Como foi nas Eliminatórias para 2014? 6°

Como foi na Copa América 2015? 9°

Colocação no ranking da Fifa: 69°

Time-base

Sem Marcelo Moreno, que encerrou oficialmente a sua participação com a seleção da Bolívia, o técnico Julio César Baldivieso convocou muitos jogadores que atuam no país para a disputa das Eliminatórias.

Todos os 12 clubes da primeira divisão boliviana têm representantes. O The Strongest, adversário do Inter na Libertadores, cedeu seis jogadores para a seleção. O principal reforço da Bolívia, uma vez mais, deverá ser os 3,6 mil metros de altitude de La Paz. A Bolívia participou de três Mundiais.

Fernando Martelli

O brasileiro naturalizado boliviano Fernando Martelli será a novidade de Baldivieso para as Eliminatórias. Aos 29 anos, o paulista joga desde 2011 no futebol boliviano. Na Libertadores 2015, foi titular do The Strongest nas duas partidas contra o Inter.

Como foi nas Eliminatórias para 2014? Ficou na oitava e penúltima colocação

Como foi na Copa América 2015? 8°

Colocação no ranking da Fifa: 67°

Time-base

Para que a seleção peruana volte à Copa do Mundo, algo que não ocorre desde 1982, o técnico Ricardo Gareca conta com um ataque de peso, formado por Paolo Guerrero, Jefferson Farfán e Claudio Pizarro.

A equipe, porém, terá uma estreia complicada nas Eliminatórias: enfrentará a Colômbia, em Barranquilla. A seleção peruana participou de quatro Mundiais.

Guerrero

Há pelo menos três temporadas, Paolo Guerrero vem sendo um dos grandes atacantes do futebol brasileiro. Fez o gol do título Mundial do Corinthians, em 2012, sobre o Chelsea e, agora no Flamengo, tem sido o diferencial de uma equipe que ainda briga pelo G-4 do Brasileirão. Caso o Peru consiga a vaga à Copa da Rússia, certamente será muito por causa de Paolo Guerrero.

Como foi nas Eliminatórias para 2014? 7°

Como foi na Copa América 2015? 3°

Colocação no ranking da Fifa: 50°

Time-base

  1. Section 1
  2. BRASIL
  3. COLÔMBIA
  4. ARGENTINA
  5. CHILE
  6. URUGUAI
  7. EQUADOR
  8. PARAGUAI
  9. VENEZUELA
  10. BOLÍVIA
  11. PERU